quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Galeria: Rio Tapajós & Parque Nacional da Amazônia, Pará

Corredeiras, Rio Tapajós


Em Novembro de 2009 participei de uma expedição de reconhecimento geológico ao longo do Rio Tapajós quando pude documentar, além da geologia, um pouco do dia-a-dia do Rio e da sua natureza. Gostaria de falar nesse post um pouco sobre essa viagem.

A base da expedição foi a cidade de Itaituba, localizada no Oeste do Pará. Vivem aproximadamente 125 mil pessoas nesse município que tem, atualmente, sua economia baseada na agropecuária e na extração de madeira mas que recentemente, na década de 1980-1990, viveu um ‘boom’ por causa dos garimpos de ouro no Tapajós. Contam as histórias que Itaituba teve um dos aeroportos mais movimentados do mundo - escutei muitas histórias das riquezas e extravagâncias desse período...

Após a o término da expedição ao longo do Rio extendi minha estada e fui conhecer o Parque Nacional da Amazônia, o 1º parque nacional de toda a região amazônica. Criado em 1974, teve sua fundação associada a construção da famosa (ou infame) Rodovia Transamazônica. Lá pude ver melhor a fauna e flora da região.

A região de Itaituba, incluindo e o PARNA Amazônia, encontra-se em momento muito delicado de sua história. O famoso (ou infame?) Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo prevê a instalação de 3 hidroelétricas no Tapajós e 4 no seu afluente Jamanxim, todas impactando área de preservação já estabelecidas além de áreas indígenas. Os estudos para a instalação dessas usinas já estão sendo executados.

A maior de todas as usinas, São Luís do Tapajós, com área de reservatório de ~784 Km2, está prevista ser instalada em frente ao mirante do PARNA Amazônia, alagando, no mínimo, 99 Km2 do Parque, além de partes de outras áreas de proteção adjacentes (FLONAS Itaituba I e II, etc...)

No final das contas, independente de quanto será alagado, a mudança hídrica é inevitável e irá afetar drasticamente a vida de todos que dependem do Rio – a pesca e a navegação jamais serão os mesmos.

Arara Vermelha Grande, Parque Nacional da Amazônia

Seguem algumas observações sobre a área, em nenhuma ordem específica:

  • Esperava ver mais vida – especialmente aves – ao longo do Tapajós, mas pouco vi, exceto na área do Parque onde era abundante. No entanto era comum avistar botos no rio.
  • Embora esteja a apenas ~70km do Parque, poucos são os moradores de Itaituba que conhecem o Parque e menos ainda são aqueles que conhecem as corredeiras (que serão alagadas) do Tapajós.
  • Fumaça, fumaça, fumaça... época da seca, época das queimadas, uma cortina cinza de fuligem cobria a paisagem enquanto não ventava. Do avião vi várias áreas de desmate e queimada recentes nos arredores de Itaituba – se legais ou não, fica não sei dizer...
  • Fico imaginando como vai ser a navegação no Rio após as represas instaladas. Novembro é época de seca do Rio e no porto de Itaituba era comum o barco navegar sobre as barras do Rio com profundidades próximas a 2m, quase tocando o fundo com o barco. Um dos barqueiros contou que na grande seca de uns anos atrás eles tinham que dar uma volta muito grande para sair do porto - vamos ver como vai ser quando as represas chegarem.
  • Na área do Parque fiquei muito impressionado com a quantidade e variedade de macacos – muitos! Conseguiu observar alguns tipicamente amazônicos que nunca tinha visto mas, infelizmente, não deu para fotografar nenhum...
  • O Parque é rico em aves – aliás esse é um dos seus principais atrativo, que costuma receber birdwatchers estrangeiros. Vi muitas Araras Vermelhas voando em frente ao mirante, sempre com a algazarra dos diferentes papagaios ao fundo.

As fotos estão organizadas em duas galerias: uma com 12 fotos e legendas expandidas, e outra com 40 fotos. Espero conseguir mostrar um pouco da região através de minhas fotos.

Em breve retornarei a essa postagem como mais informações e mapas.

Ribeirinhos, Rio Tapajós

Agradecimentos: Marcio Ferla e Maria Lucia Carvalho (ICMBio/ PN da Amazônia), Isabela Santos e Célia (Conservação Internacional), Enrico Bernard (UFPE), Gilberto Nascimento (Guarda-parque do PN Amazônia) e, especialmente, a Julia e Sofia!


Todas as imagens aqui apresentadas são (c) Charles Young 2010 e não devem ser reproduzidas sem autorização do mesmo.


Links com mais informações:


Município de Itaituba na Wikipedia

Relatório Preliminar sobre o Inventário Hidrelétrico da Bacia do Tapajós

Folder sobre as usinas do Tapajós elaborado pela Eletrobrás


Conselho consultivo do Parque Nacional (Parna) da Amazônia é contra instalação de hidrelétrica no Tapajós

Blog ‘Complexo Tapajós’ da Eletrobrás

:: Atualização em 20-05-2010 ::

Usinas no Rio Tapajós alagarão áreas protegidas (Folha Online)

:: Atualização em 24-06-2010 ::

Artigo "Estudo na Floresta", por Luiz Motta, sobre o Parque Nacional da Amazônia no (o) eco Amazônia.

-----
Charles