quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cerrado Amazônico

Durante Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009 o site de notícias ambientais O Eco publicou uma série de reportagens sobre o peculiar Parque Nacional dos Campos Amazônicos, localizado no Estado do Amazonas.

Parque Nacional dos Campos Amazônicos, Amazonas. Foto (c) Adriano Gambarini.

Criado em 2006, o Parque protege um conjunto de bolsões de Cerrado, com flora e fauna típicas, em meio à floresta amazônica.

Os bolsões de Cerrado protegidos pelo Parque são importantes registros da dinâmica climática da terra; pesquisas na região por Freitas et al. (2001) mostram que esses bolsões são remanescentes de uma área de Cerrado originalmente muito mais ampla, que desenvolveu-se durante um período seco que prevaleceu entre 9000 e 3000 anos atrás. Desde então a região tornou-se mais úmida, propiciando a tomada e fragmentação dos campos pela Floresta Amazônica.

Vale notar que os bolsões de Cerrado protegidos pelo Parque não são os únicos existentes - mapas montados com dados diponibilizados pelo IBGE mostram a ocorrências de uma ampla faixa de remanescentes de Savanas que se estende desde a parte Central do Pará ao Sul do Amazonas.

Mapa de Fragmentos de Savana na Amazônia Legal. Compilação de dados do IBGE.

Mapa ilustrando os fragmentos de Savana no entorno do PARNA dos Campos Amazônicos.

Mesmo com essas características singulares, o Parque enfrenta problemas comuns a muitos outros parques nacionais brasileiros: falta de estrutura e pessoal, corte ilegal de madeira, caça, garimpos, grilagem de terras e todo o resto.

Mapeamento das principais ameças ao Parque. Note o desenho atual do parque, dividido em 3 blocos. (fonte: O Eco)

Vale a pena ler a série reportagens – 6 ao todo – para entender a situação do parque. Algumas das matérias contam com galerias de fotos dos pesquisadores e do fotógrafo Adriano Gambarini.

Seguem os atalhos:

- Uma chance para os Campos Amazônicos (com galeria de fotos)

- Beleza amazônica sob pressão (
com galeria de fotos)

- Porção de Cerrado em meio à floresta (
com galeria de fotos)

- Uma menina com mão de ferro na Amazônia

- Uma passagem pela Vila dos 180

- Campos Amazônicos – oásis de diversidade


>> Para saber mais:

- Gigante desconhecido (
O Eco, com galeria – clique na foto)


>> Artigos técnicos sobre a região:

Freitas, H.A.; Pessenda, L.C.R.; Aravena, R.; Gouveia, S.E.M.; Ribeiro, A.S.; Boulet, R. 2001. Late Quaternary vegetation dynamics in the Southern Amazon Basin inferred from carbon isotopes in soil organic matter. Quaternary Research, 55: 39-46.


Nenhum comentário: