segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Início do Fim: Tapajós

As belas e amplas corredeiras do Tapajós em breve darão lugar a um grande lago.

Na última segunda-feira (15/08/2011) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória #542 que altera o limite de 3 parques nacionais - Amazônia, Campos Amazônicos e Mapinguari. Essas alterações foram necessárias para permitir obras do PAC no entorno dessa áreas e, especificamente no caso do Parque Nacional da Amazônia, representa o primeiro passo para a instalação da hidrelétrica de São Luís do Tapajós. A Usina de São Luís no rio Tapajós representa o maior 'aproveitamento elétrico' ainda disponível, com um potencial de aproximadamente 6500 MW - metade de Belo Monte, nossa futura 3a maior hidrelétrica do mundo.


Como visto in loco e discutido aqui no paisagem, a construção dessa usina afetará em muito a vida de todos no seu entorno. Além disso a construção da usina de São Luís do Tapajós não só afetará o PN Amazônia, mas também uma séria de Florestas Nacionais e reservas indígenas, todas extremamente bem preservadas, e por isso mais MPs são esperadas em breve alterando os limites dessas áreas - o governo pretende leiloar as usinas (isso mesmo, usinas, são cinco no total e São Luís é de longe a maior de todas) em 2012.

Pessoalmente acho uma grande balela essa história de 'Usinas Plataforma'; se Belo Monte, com o potencial que tem e um projeto convencional já é considerada de economicidade marginal, imagine os custos de implantação e operacionais dessas usinas 'verdes' no Tapajós. Acho difícil ver essas usinas 'amigas da natureza' saindo do papel dessa forma. No entanto espero, sinceramente, estar errado.

Acredito que ainda vai haver muita discussão sobre esse assunto, mas me encontro descrente quanto a possibilidade de algo mudar - o governo já mostrou que quando quer algo não há nada que o impeça - vide Belo Monte. Me entristece profundamente sacrificar áreas bem preservadas para alimentar essa fome louca de energia que nosso consumismo insustentável acarreta. Pena nosso governo não enxergar além, e continuamos a medir nossa 'riqueza' como a décadas atrás...


-----
Charles

Outros Links:

Matéria do ((o))eco.
Primeira usina do Complexo Tapajós vai a leilão em 2012 (EBC, audio)

Nenhum comentário: